Estratégias para atingir objetivos
Por: Dorival PaulaTrindade, Prof. Ms.
A função do marketing estratégico é orientar a empresa para oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas bem adaptadas aos seus recursos e seu Know-how, que ofereçam potencial de crescimento e rentabilidade.
(LAMBIM, 2000; TOLEDO, 1973)
Vantagem competitiva
Obter um diferencial que possibilite manter uma posição superior em relação aos seus concorrentes (algo difícil de imitar – senão deixa de ser uma vantagem).
Vantagem competitiva (VC) pode ser entendida como uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes. Há, porém diferentes correntes teóricas que explicam a VC.
De modo mais técnico pode-se dizer que a VC é a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas empresas.
(KOTLER, 1991).
Algumas das teorias que já foram vinculadas à explicação da VC são o posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas.
Com nítida vinculação mais a uma destas teorias, tem-se que a VC geralmente se origina de uma competência central do negócio. E que para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser: Difícil de imitar;
Única;
Sustentável;
Superior à competição;
Aplicável a múltiplas situações;
Posicionamento Estratégico (Kotler)
1- Estratégia de Custo (Liderança em custos) – Exemplo: Economia em escala (Vantagem
– Lucrar mesmo com a guerra de preços; desvantagem – Mudança tecnológica pode eliminar vantagem)
2- Estratégia de diferenciação (Diferenciação) – Exemplo: Alterações significativas no produto (vantagem – isolar-se da concorrência; desvantagem – o custo da diferenciação pode se tornar muito elevado)
3- Estratégia de Foco (Foco) – Exemplo: Atuar em segmento específico (vantagem – grupo distinto de compradores; desvantagem – mercado reduzido)
Vemos então, qualquer