Estrategia Competitiva
DISCIPLINA: Planejamento Estratégico
PROFESSOR: Michel Alves Dias
ALUNA: Jennifer Alexandra Camargo
ADMINISTRAÇÃO – 8° Semestre
RESENHA: ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Toda empresa possui uma estratégia competitiva, a qual permite que a mesma, perceba a direção em que pode mover-se, orientar suas competências para novas oportunidades de mercado, e criar valores para os seus clientes atuais e potenciais. No livro Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de Indústria e da Concorrência de Michael E. Porter traz as técnicas necessárias para auxiliar uma empresa na análise de sua indústria e traduzir essa análise em estratégia competitiva para um determinado segmento.
Este livro escrito por Porter é como ele mesmo escreveu, uma jornada intelectual à qual ele dedicou grande parte da sua vida profissional, originou-se de uma pesquisa e ensino na área da economia da organização industrial e da estratégia competitiva. O livro, segundo o próprio autor, preencheu uma grande lacuna na teoria da administração.
O livro está organizado em três partes, na primeira vemos uma metodologia geral para a análise da estrutura de uma indústria e de sua concorrência, a base para estudar essa metodologia é a análise das cinco forças competitivas que atuam sobre a indústria e suas implicações estratégicas. Na segunda parte, mostra o modo como a metodologia analítica vista na parte I, pode ser utilizada no desenvolvimento de uma estratégia competitiva em determinados tipos importantes de meios industriais. E por fim, na terceira e última parte completa-se a metodologia analítica, examinando sistematicamente os tipos importantes de decisões estratégicas enfrentadas pelas empresas que competem em uma única indústria: a integração vertical, a grande expansão da capacidade e a entrada em novos negócios.
Um dos pontos mais importantes do capítulo 1 é a respeito da estrutura industrial, que é capaz de influenciar com muita intensidade nas regras