Estranhamento e Desnaturalização
O estranhamento é um ato que leva as pessoas a se “espantarem” ou até mesmo se “admirarem” diante de algo incomum em seu cotidiano. Onde o mesmo desperta outros fatores, como a curiosidade/questionamento/investigação/respostas. Supomos que um indivíduo se depara com tal situação, sendo ela incomum, a situação apresentada irá despertar o sentido da curiosidade no mesmo, onde então ele irá questionar-se do “por que” de tal fato, como algo normal do ser humano, ele irá investigar o acontecimento e então buscar aprender mais sobre o assunto, onde provavelmente encontrará a resposta para a sua curiosidade.
Desnaturalização
A desnaturalização é a compreensão de que a realidade cotidiana é resultado de decisões, sendo também, interesses coletivos ou então particulares. Esse assunto remete a ideia de que todas as ações ou afins sempre foram e irão ser da mesma forma, onde não haverá mudanças em algumas realidades do mundo em que vivemos.
Podemos usar como exemplo a expressão muito usada “a existência da desigualdade social é natural, sempre haverá pessoas mais ricas e outras muito pobres”, assim então dando a ideia de que as classes sociais se originaram naturalmente, mas sem passar pela cabeça de que tais fenômenos sociais são construídos socialmente, com o passar dos anos, sendo resultado de relações sociais.
Como conclusão final, a importância de tais exercícios citados acima para o desenvolvimento do olhar sociológico, é “buscar” questionamentos sobre situações que presenciamos em nosso cotidiano, fazendo com que procuraremos respostas ou conclusões sobre cada situação e por fim assumir uma postura “investigativa” perante este mundo que nos rodeia.