estradas
Este trabalho
Trecho do livro “Projeto de Estradas” - CAMPOS, Raphael do Amaral: As estradas têm grande influência social, política e econômica. Inicialmente, em parte de suas funções, facilitaram a circulação de pessoas e de riquezas entre regiões, acelerando o desenvolvimento econômico, consolidando a relação entre dois territórios e tornando possível a exploração de regiões abandonadas.
Estrada 3: Os primeiros construtores de estradas foram os romanos, com o intuito de possibilitar o deslocamento de animais e de veículos militares e civis entre as regiões dos impérios sem que fosse necessário preocupar-se com o clima. Os Astecas e os Incas também possuíam habilidades na construção de estradas facilitando a circulação de militares e mercadorias. Nesta época, era comum a utilização de materiais como fragmentos de rochas, pedras e cascalhos. Na atualidade utilizam-se ligantes como betume e cimento, podendo dividir a pavimentação em dois grupos embasados nas reações quando submetidos ao tráfego de veículos. Sendo, pavimentos flexíveis àqueles que se utilizam materiais betuminosos e vêm a apresentar com maior facilidade deformações devido o impacto dos veículos e pavimentos rígidos quais se utilizam concreto de cimento, visando resistência e diminuindo a apresentação de deformações quando submetidos ao tráfego.
Construção de estradas - Techine
Na construção de estradas há três etapas essenciais: O Planejamento, o projeto e a construção. Na parte do planejamento diversos temas são definidos, como a função da estrada, a determinação do traço, quais materiais serão utilizados, a resistência etc. São calculados o volume, a densidade do tráfego e os tipos de veículos que circularão, os problemas que podem vir a ocorrer, os custos e por fim a sinalização e manutenção das vias.
Manual Básico de Estradas Vicinais – Volume I
Para construir estradas vicinais, que são em geral estradas Municipais, de pista única, padrão modesto,