estradas
Introdução
A estrada é definida como “via de comunicação terrestre especialmente destinada ao trânsito de veículos”(LNEC,1962). Para iniciar o projeto de uma estrada, devem ser levados em consideração alguns elementos como, a terraplanagem, o pavimento, drenagem, sinalização de segurança, o desenho e os equipamentos complementares.
Os principais condicionantes na definição do traçado das estradas são os aspectos econômicos, sociais e políticos; as características da região (geologia, paisagismo, topografia etc); e a segurança e comodidade. Nesses aspectos tem-se como grande importância o estudo de natureza geológica e geotécnica da região onde será construída a estrada. Alguns fatores geológicos e geotécnicos podem inviabilizar a construção das estradas, fazendo com que os custos da obra fiquem muito caros. Estes fatores são: cortes em rocha, aterros sobre solos moles, transporte em solos moles, cortes que atingem lençóis freáticos gerando assim problemas com a drenagem, e a dureza do material a ser cortado.
Determinação do melhor trecho para passagem da estrada
O nosso traçado passa pelos pontos G(inicial),M(intermediário) e I(ponto final). A escolha por onde irá passar a estrada foi feita de acordo com a viabilidade topográfica, geológica, hidrológica.
→Topografia
- Quando traçamos uma reta ligando os pontos, podemos observar que vamos ter inclinações em praticamente todo percurso, mas não será necessário fazer desvios acompanhando as curvas de níveis, pois a topografia é bem favorável e a inclinação esta dentro do limite permitido para a construção da nossa estrada.
→Geologia
Como a inclinação é favorável, vamos ter cortes e aterros com pouca altura.
→Hidrologia
Em nosso projeto será necessário a construção de uma ponte no trecho M – I, devido ao rio que não nos permite passagem sem que esta seja construída. No ponto mais viável de passagem que escolhemos