Estradas
Transporte: Meio de translação de pessoas ou bens a partir de um lugar para outro.
Características de Autoestradas (rodovias): Os veículos movimentam-se em caminhos pavimentados, não necessitam de terminais, a infraestrutura é propriedade pública, determinados trajetos exigem uma taxa de utilização (pedágios), apresenta uma legislação organizada pelo estado.
Vantagens: Flexibilidade do serviço, rapidez, flexibilidade no deslocamento de cargas, elevada cobertura geográfica, entrega direta e segura dos bens.
Desvantagens: Unidades de cargas limitadas, dependente de infraestrutura, dependo de transito, depende da regulamentação.
A estrada pode ser considera como um solido tridimensional, que chamamos de corpo estrada. A estrada é constituído por um conjunto sucessivos de segmentos retilíneos e curvas (corpo estradal). Uma estrada é sempre conhecida pelo seu eixo que é representado em um sistema de projeções. O projeto geocêntrico é a parte do projeto de estrada que estuda as diversas características do traçado em função das leis do movimento de comportamento dos motoristas e das características de operação dos veículos e do trafego. Tudo isso é para garantir uma estrada segura, confortável e eficiente com o menor custo possível.
Uma má escolha no projeto geométrico, pode causar acidentes de trafego, baixa eficiência e absolencia precoce da estrada. O tempo de viagem é um fator importante na escolha de um determinado meio de transporte. Por isso, é importante que a estrada de condições para que os usuários possam desenvolver, de forma segura, velocidades compatíveis com suas expectativas. A velocidade dependo do motorista, do veículo e da estrada: Motorista: dependa da sua habilidade, estado psicológico, vontade, etc. Veículo: depende das características do veículo (peso, potencia, combustível). Estrada: depende das características geométricas (rampas, raio das curvas, visibilidade, etc.).
Organização Sistêmica (Brasil): 27dez