Estoques
Estoques são o elo de ligação entre as etapas de compra, fabricação e venda – funcionam como amortecedores das entradas e saídas de cada etapa.
- TIPOS DE ESTOQUES Materias Primas Materiais Secundarios Bens em Processo Produtos Acabados
- CUSTOS DOS ESTOQUES Manter Investimento Aplicado Armazenagem Transferência Impostos Seguros Perdas Controle
Pedir ou repor Pesquisa de preços Comunicação (correio, fone,fax) Negociação com fornecedores Emissão de ordens de compra Recepção e conferência
- VOLUME DE ESTOQUE DEPENDE
a) da disponibilidade dos itens necessários e da rapidez com que podem ser obtidos; quanto mais fácil for esse acesso menor o estoque; b) da duração do ciclo de produção; quanto mais longo o ciclo, maior a necessidade de estoques de matéria prima e bens em processo; c) dos hábitos de compra dos clientes; quanto mais previsível for esse hábito, menor o nível de estoques de produtos acabados; d) da durabilidade dos itens estocados; itens perecíveis ou sujeitos a mudanças rápidas de estilo, moda ou tecnologia (obsoletismo) devem ser pouco estocados.
Saldo ótimo ditado pela flexibilidade operacional proporcionada pela manutenção de estoques x custos de manutenção de estoques adicionais. DIFERENTES PONTOS DE VISTA EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE ESTOQUES
- Gerente Financeiro Manter os estoques em níveis baixos – redução da necessidade de capital de giro. A área financeira não se envolve diretamente com estoques, mas está envolvida indiretamente na gestão dos estoques em todas as etapas da produção. O objetivo da área financeira é conciliar as necessidades das três áreas funcionais abaixo com a sua meta de minimização de estoques.
- Gerente de Marketing Grandes estoques de cada um dos produtos acabados (variedade e quantidade), para que todos os pedidos possam ser atendidos.
-