Alcoolismo
O uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas constituem um problema relevante nas sociedades contemporâneas (BASTOS et al., 2008). Isto ocorre em todos os segmentos da sociedade, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os indivíduos (LORDELLO, 1998).
O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. A ingestão do álcool na infância e na adolescência é hoje um tema importante, dado o consumo cada vez mais frequente dessa substância pela população. Quanto mais cedo se inicia o uso de álcool e tabaco, maior a vulnerabilidade de se desenvolver o abuso e a dependência das mesmas substâncias e, concomitantemente, o uso de drogas ilícitas (FERIGOLO et al.,2004).
O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que preocupa os envolvidos com a educação, uma vez que as consequências desse fato podem gerar sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Apesar das diferenças socioeconômicas e culturais entre os países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o álcool como a substância psicoativa mais consumida no mundo e também como a droga de escolha entre crianças e adolescentes (VIEIRA et al., 2008).
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para o debate na busca de um esclarecimento para que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, fatores que levam os adolescentes a iniciar o consumo de bebidas alcoólicas e suas principais conseqüências. Desse modo, conhecer os motivos que levam os adolescentes a abusar do álcool e as consequências deste ato é particularmente necessário para a realização deste trabalho.
O ponto de partida para a realização deste trabalho foi a discussão em sala de aula desde o primeiro dia. Através de temas que precisávamos escolher para trabalhar no semestre, dentre vários temas colocados para sorteio o nosso grupo foi