Estimulos e barreiras a criatividade
Quando aborda o tema: Criatividadepode achar que se trata em algo magico, dom divino ou pessoas criativas nasce criativo, ou seja, gênios natos. Na verdade criatividade e algo construído com informações e conhecimento e principalmente estímulos. O ambiente organizacional contribui em toda plenitude para oferecer condições necessárias a pessoas desenvolver criatividade, pois criatividade surgiu de pessoas e nãomáquinas programadas para ser criativa. Na verdade tudo que existe hoje foi graças a uma pessoa ou grupo que criou baseado na necessidade. As organizações são responsáveis para dar condições para as pessoas que faz parte do grupo ser criativas, mas também a empresa é responsável por gerar barreiras que possas inibi o afloramento de ideias criativas.
ESTIMULOS E BARREIRAS À CRIATIVIDADE
Na situação atual, onde a empresa passou impor mudança, deixando cada vez mais longe a estabilidade expressada pelos economistas, à criatividade passou a ser uma forma adequada de estimular e avaliar o desempenho no trabalho sendo buscada e incorporada na sua cultura. É possível verificar possíveis relações entre dois fenômenos: percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente organizacional com o desempenho no trabalho.
A criatividade é um fenômeno multifacetado, envolvendo aspectos individuais como habilidades e traços de personalidade e também do ambiente com aspectos facilitadores e inibidores, o que leva à formulação de definições. Embora vista como um fenômeno multifacetado e complexo, a criatividade pode ser definida de forma generalizada. Ser criativo é ver as coisas do mesmo modo que todo mundo vê, mas ser capaz de pensar de forma diferente sobre elas. É entendida como uma habilidade para produzir um ato que tanto é novo quanto apropriado sendo útil adaptável às dificuldades das tarefas que a define como a produção do novo e ideias úteis por um indivíduo ou um grupo de pequenos de sujeitos que trabalham em