Estimulação para bebes.
TURMA: Primeiros Passos
1.INTRODUÇÃO
Essa é a fase do auto-conhecimento, exploração do espaço, do ambiente, objetos, expressar suas emoções, choro, sorrisos, contato com os colegas, o movimento, o corpo.
Visando o bem estar das crianças e o desenvolvimento é que esse projeto tende a estimular as capacidades das crianças com diferentes experiências.
2.OBJETIVO GERAL
Propiciar um ambiente repleto de oportunidades, variações de estímulos que favoreçam a descoberta, a experiência, a brincadeira, com ações que transmitam segurança e vínculos.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oportunizar aos bebês experiências que integram a construção da identidade, a autonomia e a socialização.
Proporcionar a visualização, a exploração, o contato e o manuseio de diversos tipos de objetos e massas que compõem o universo das cores.
Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos, melodias, manipulando objetos do convívio diário; imitar sons de animais, avião, etc.
Oferecer livros para explorar e manusear, entrando na fantasia, na imaginação, fazendo leituras de imagens, gravuras, cores, texturas.
Expressar diferentes formas de deslocamento conforme sua necessidade, rolar, rastejar, sentar, engatinhar, andar.
Aprimorar a coordenação motora grossa e a fina por meio da manipulação de diferentes objetos.
Estimular a percepção tátil, auditiva, visual, olfativa.
Incentivar o equilíbrio, a coordenação, velocidade, agilidade e direção.
4.JUSTIFICATIVA
Acreditamos na fase da descoberta, da exploração, do movimento, do toque, do afeto, da proteção, do cantar, do brincar, da conversa.
De acordo com DCNEI (2010, p.12):
A criança, sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói a sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo a