Estimulação para bebês
Nesta fase o bebê manifesto suas emoções através de movimentos, mímicos, códigos, visuais e sinais, que os pais e profissionais terão que aprender a reconhecer para poderem se relacionar com o bebê.
De 0 a 1 ano e três meses o bebê passa por diversas transformações motoras, que o preparam para obter uma boa postura e sustentação durante a marcha.
Com isso, a prática da estimulação psicomotora, dos cuidados e das experiências interativas, intencionalmente produzidas e intermediadas pelos responsáveis e escolas, tem grande importância nos vínculos afetivos e no amadurecimento neuropsicomotor do bebê no futuro. Toda experiência precoce é fundamental para a criação de uma base psicomotora, onde ele desenvolve sua independência, autonomia e maturidade sócio-emocional. No berçário devem ser acompanhadas as diversas fases do desenvolvimento motor do bebê da seguinte maneira:
0 a 4 meses: controle dos músculos óculo-motor e equilíbrio da cabeça (fixar o olhar a partir de um estímulo, acompanhar objetos com a cabeça, ficar de bruços, rolamentos, fazer movimentos reflexos, etc.).
5 a 10 meses: desenvolvimento dos músculos do tronco e dos braços (sentar, explorar objetos, deslocar-se para frente, engatinhar, subir e descer objetos, etc.) .
10 meses a 1 ano e três meses: fortalecimento de pernas para posição bípede e marcha com e sem apoio de objetos, até a aquisição de autonomia de movimento.
A ESTIMULAÇÃO DO BEBÉ MÊS A MÊS (DO 0 MÊS AOS 11 MESES)
De 0 a 1 mês:
• Fale-lhe e dê uma massagem ao bebe enquanto o limpa;
• Quando o bebe estiver despido, permita-lhe mover livremente as pernas e os braços;
• Coloque um dedo na mãozinha do bebe para que o aperte, e se o