ESTILOS DE LIDERANÇA E EFEITO DAS MODALIDADES DE LIDERANÇA SOBRE EQUIPES
Módulo: 2
Atividade: Compilação dos trabalhos individuais
Título: ESTILOS DE LIDERANÇA E EFEITO DAS MODALIDADES DE LIDERANÇA SOBRE EQUIPES
Alunos:
Editor:
Disciplina: Liderança de Equipes
Turma:
Introdução
Na nossa tentativa de definir o conceito de liderança, nos deparamos com inúmeros estilos de liderança, bem como diferentes estilos de líderes. O conceito de liderança pode ser traduzido como a capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem pessoas, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo. Mahatma Gandhi era muito diferente de Jack Welch e Richard Branson não é comparável a Martin Luther King, por exemplo. Na maior parte do curso da História, a liderança foi exercida pela autoridade de direito divino, onde todos deveriam submeter-se e obedecer. A grande revolução dos tempos modernos foi a da igualdade. A ideia de que todos os indivíduos podem ser iguais perante a lei alterou as velhas estruturas de autoridade, hierarquia e respeito. Atualmente os líderes podem ter diferentes personalidades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar.
Independente do tipo de equipe que se tenha que liderar – seja uma equipe de futebol ou um time de funcionários de uma grande empresa, por exemplo – o estilo de liderança é essencial tanto para o sucesso profissional quanto para o sucesso organizacional.
A liderança é algo fundamental na sociedade e às vezes a exercemos sem perceber, de forma natural e espontânea. Seja ela a partir do menor núcleo social que é a família, passando por todos os tipos de organizações, em especial as empresas, constata-se a grande influência que a liderança exerce sobre o comportamento das pessoas, tornando-se um fator fundamental para o sucesso empresarial e também das famílias.
Durante muito tempo pensava-se que um líder deveria ter um conjunto de características pessoais que seriam necessárias e suficientes para exercer o seu papel. Hoje em