Estilo Gótico
Mosteiro dos Jerónimos
Índice
Introdução
Estilo Gótico
A arquitetura gótica é uma forma de expressão que se situa, entre a arquitetura românica, vigorante no continente europeu no século X, e a arquitetura renascentista, responsável por uma significativa ruptura na história da arte de projetar e construir edifícios.
Esta modalidade arquitetónica evoluiu no solo francês durante o período conhecido como Idade Média, nasceu no final do século XII, e depois se dispersou pela Europa Ocidental, fortalecendo até o século XV no território italiano.
Este elemento predomina nas regiões mais influenciadas pelos mouros. Assim, ele pode ser encontrado em catedrais, no românico espanhol e até no estilo provençal.
Em meados do século X, a Europa se encontrava em um estado crítico, e a autoridade do rei era questionada. O continente então se reorganiza socialmente e nasce o sistema feudal. A França, como outras regiões, via-se na iminência de ser invadida, e então, a população amedrontada, se escondeu nas suas raras e frágeis fortalezas.
Ao longo desta era foram produzidas esculturas, pinturas e outras expressões artísticas que retratavam o pavor das pessoas, que intuíam as guerras, a fome, e outras tantas catástrofes previstas pela Igreja. Alguns séculos mais tarde a ocorrência das Cruzadas e a decadência do Feudalismo, surge o então chamado Estilo Francês, que logo se irradia por toda a porção da Europa Medieval.
Com a volta dos reis ao poder, o povo, dirige-se às igrejas e catedrais. Os arquitetos optavam então por ambientes repletos de luzes, ausentes na Arquitetura Românica, mas bem presentes no gótico.
Esta conceção arquitetónica apresenta características arquitetónicas consideradas puras.
Mosteiro dos Jerónimos
Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro. Para perpetuar a memória do