recursos humano
1-Anúncios em jornais e revistas especializadas:
A construção do anúncio é importante. Deve-se ter sempre em mente como o candidato poderá reagir ao anúncio. Especialistas em propaganda salientam que o anúncio deve possuir quatro características, representadas pelas letras AIDA.
A primeira é chamar a atenção, a segunda é desenvolver o interesse, a terceira é criar o desejo através do aumento do interesse, ao mencionar aspectos como satisfação no trabalho, desenvolvimento de carreira, participação nos resultados e outras vantagens. Por fim, a ação.
2-Agência de recrutamento:
A organização pode, em vez de ir direto ao MRH, entrar em contato com agência de recrutamento para se abastecer de candidatos que constam de seus bancos de dados. As agências podem servir de intermediárias para fazer o recrutamento. Existem três tipos de agência de recrutamento:
# Agências operadas pelo governo no nível federal, estadual ou municipal (SINE);
-Agências associadas com organizações não-lucrativas (ABRH);
-Agências particulares ou privadas.
3-Contatos com escolas, faculdades e universidades:
A organização pode desenvolver um esquema de contatos intensivos com escolas, universidades, associações de classe (sindicatos patronais, conselhos regionais, associações de ex-alunos), agremiações (diretórios acadêmicos) e centros de integração empresa-escola para divulgar as oportunidades que está oferecendo ao mercado.
4-Cartazes ou anúncios em locais visíveis: (DATA)
Possui baixo custo e com razoável rendimento e rapidez. Trata-se de um veículo de recrutamento estatístico e indicado para cargos simples, como operários e funcionários de escritório. Geralmente é colocado nas proximidades da organização, da portaria ou em locais de grande movimentação de pessoas, como áreas de ônibus, padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, etc (sempre com autorização do responsável pelo local).
5-Apresentação de candidatos por indicação