AGENDA 21
CAMPUS-LIMEIRA
AVA
ENFERMAGEM
ALUNA: ANDREA GABRIELA BATISTA LIMA - RA: 9934566173
LIMEIRA-SP
2014
INTRODUÇÃO
A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado pelos governos e sociedade civil, nas áreas em que as atividades humanas agridam o meio ambiente (MMA, 2006), indicando ações para que o desenvolvimento seja alcançado, identificando atores, parceirose metodologias de trabalho (OLIVATO, 2004).
É um processo participativo que envolve os setores público, privado e a sociedade civil, para a elaboração de uma agenda de compromissos, ações e metas, para transformar o desenvolvimento de um determinado local, com base nos princípios da sustentabilidade da vida (VITAE CIVILIS, 2006).
O enfoque participativo tem como sua principal estratégia a própria participação, que é retificada na idéia de que todas as pessoas são afetadas pelas decisões, e assim todos têm o direito de participar no processo decisório (SOUTO-MAIOR; GONDIM, 1992).
Esse documento pode ser uma importante ferramenta de educação ambiental a ser transportada para o ambiente escolar, ao se trabalhar com problemas ambientais da realidade local, pois segundo Layargues (2001), a resolução dos mesmos carrega um valor altamente positivo, pois foge da tendência desmobilizadora da percepção de problemas globais, distantes da realidade local, e parte do princípio de que é indispensável que o cidadão participe da organização e gestão do seu ambiente de vida cotidiano.
Weid (1997) afirma que a realização de diagnósticos demonstra ser um caminho fértil para a mobilização tanto dos alunos quanto da comunidade do entorno, que participa dando informações e emitindo opiniões a respeito da situação local. Essa é uma estratégia importante que permite que a sociedade contribua para a produção e divulgação de conhecimentos sobre a realidade socioambiental da localidade.
É desejável a comunidade refletir conjuntamente sobre o trabalho com o tema Meio