Estilo de linguagem
VENCER OS BLOQUEIOS... E COMEÇAR
Começar... Eis aqui o problema maior. Por que será que praticamente todo mundo em nosso país tem tantos problemas para redigir, ou melhor, para começar a redigir?
Há alguns bloqueios que contribuem para a nossa “inibição redacional” Os principais são os seguintes:
I . Falta de hábito de redigir;
II. Limitação de vocabulário;
III. Raciocínio desordenado;
IV. Medo de errar.
I. Falta de hábito de redigir
Redigir é um trabalho braçal. É ensaio e erro. Muitas folhas amassadas, rasgadas e jogadas fora. Antigamente se escrevia mais, pois o ato de escrever era estimulado. Tal estímulo foi perdido com as comodidades da vida moderna.
Para solucionar, devemos voltar a praticar a escrita. Escreva sobre tudo e pratique! Esse primeiro bloqueio é fácil de ser resolvido.
II. Limitação de vocabulário
A base para esse “problema” de vocabulário está na leitura. Além de pouco escrever, a geração atual também mal lê. “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”. E a única solução para esse segundo bloqueio é a prática da leitura.
III Raciocínio desordenado
O excesso de idéias é o fator principal que nos prejudica na hora de elaborar um texto. O caos consiste em não saber organizar bem as idéias, para construir um texto. A solução para esse bloqueio pode ser feita da seguinte forma:
• Escreva tudo que vier à mente, mesmo que desordenadamente. Depois vá “garimpando”, eliminando os excessos e deixando no texto somente o que for necessário. Aos poucos você vai se organizando melhor. È como se fosse uma “escrita automática”.
IV. Medo de errar
O medo de errar é algo muito antigo e faz parte de um (pré) conceito educacional, de que não se pode errar. O ideal é que você escreva o que vier à sua mente, e só depois, faça a revisão para verificar deslizes gramaticais, ausência de pontuação, regência, concordância ou mesmo ortografia.
MODERNIZAR, POR QUÊ?
Por que as organizações