Ecosistema
Disciplina: Ecossistemas (ECOS) – Profa. Suelen R.C.F. Geraldi
Apostila de Revisão de Ecossistemas
Para uniformizar a linguagem ecológica, utilizam-se alguns termos específicos. Para que você aluno possa acompanhar com maior desenvoltura os textos e explicações das próximas aulas, abaixo há uma relação desses itens:
Espécie: conjunto de indivíduos semelhantes que apresentam capacidade reprodutiva gerando descendentes férteis. Constitui a unidade de estudo taxonômico. Ex.: Homo sapiens sapiens. Obs.: Observe o clássico cruzamento de animais muito semelhantes, mas de espécies diferentes: égua (Equus caballus - 64 cromossomos) com jumento (Equus asinus - 62 cromossomos). O animal fêmea resultante desse cruzamento é chamado mula e o macho, burro. Esses descendentes são híbridos estéreis (não se reproduzem).
População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que habitam um mesmo lugar, interagindo, trocando matéria e energia. Ex.: cardume de peixes de um rio.
Comunidade ou Biocenose: corresponde a um conjunto de indivíduos pertencentes a populações diferentes e que vivem e interagem em um mesmo habitat. Ex.: as plantas, roedores e carnívoros de um ambiente florestal.
Ecossistema: é considerado o nível principal de estudo da ecologia, sendo formado pelos fatores bióticos e abióticos, pode ser caracterizado de forma microscópica ou macroscópica. Ex.: os oceanos ou o interior de uma flor cheia de água da chuva.
Biosfera: corresponde a toda região do planeta que é habitada, ou seja, que de alguma forma os seres vivos conseguiram se estabelecer. É a faixa do planeta que vai desde os maiores abismos oceânicos até as mais altas atitudes. De acordo com essas considerações, a biosfera teria espessura máxima de aproximadamente 17 ou 18 Km, formando uma película finíssima quando comparada aos 13.000 Km de diâmetro da Terra. Se o planeta fosse comparado a uma laranja, a