estilistica fônica
Géssica Fernandes de Sousa
RESUMO
Este artigo apresenta a analise fônica de uma musica, falando um pouco sobre o autor e, sobre seu contexto. Fala também sobre a estilística e suas ramificações.
Palavras-chave: análise fônica, cajuína, Caetano Veloso.
Timon 2013
1. Introdução
O artigo que vos apresento pretende esclarecer a importância da estilística fônica na análise de uma musica. Este artigo apresenta conceitos de estilística e de seus campos, (estilística fônica, estilística morfológica, estilística sintática e estilística semântica), apresenta também o conceito dos tipos de estilística, (estilística retórica, estilística descritiva, estilística idealista, estilística estrutural, estilística gerativa, estilística poética e estilística semiótica), e das figuras fônicas, (assonância, aliteração, onomatopeia e paranomásia), para que haja um melhor entendimento sobre o assunto que se quer repassar. 2. Conceitualização de estilística
Para Guiraud (1970), é a disciplina que estuda a expressividade duma língua e sua capacidade de emocionar mediante o estilo. Já para Bechara (1999), é a parte dos estudos da linguagem que se preocupa com o estilo.
3. Campos da estilística
3.1 Estilística fônica
Para Câmara Junior (1997, p. 110), estudam-se as assonâncias, as aliterações, e as onomatopeias. Segundo Bechara (1999), procura indagar o emprego do valor expressivo dos sons.
3.2 Estilística morfológica
Conforme Câmara Junior (1997, p. 110), estuda a seleção vocabular e os fenômenos de conotação e polissemia, referentes aos valores afetivos, emotivos, ou socialmente convencionais que se aderem à significação das palavras.
3.3 Estilística sintática
Para Câmara Junior (1997, p. 110), analisa a ordem sintática e os fenômenos a ela inerentes, tais como ruptura da ordem sintática preferencial dentro de um verso ou de uma