analise do poema de Vinicius de Moraes
ANÁLISE ESTILÍSTICA DO POEMA O RELÓGIO DE VINÍCIUS DE MORAES.
ALEXANDRE IDALGO
São Paulo-2010
INTRODUÇÃO
Este Artigo tem por finalidade mostrar a importância da interpretação para que melhor se possa compreender um texto poético. Segundo Alfredo Bosi,
Se os sinais gráficos que desenham a superfície do texto literário fossem transparentes, se o olho que neles batesse visse de chofre o sentido ali presente, então não haveria forma simbólica, nem se faria necessário esse trabalho tenaz que se chama interpretação. (2003:461)
É de grande importância que se façam estudos das diversas partes que compõem um texto. Usar informações acerca da poesia, como a linguagem usada pelo autor e o contexto histórico-cultural, é necessário para que tenhamos uma análise mais completa. O que diferencia um autor do outro é justamente a maneira com que escreve, esse estilo torna-se a sua marca registrada.
Na Língua Portuguesa, por exemplo, alguns desses aspectos estilísticos disponíveis são: Estilística fônica ou do som que trata dos valores expressivos de natureza sonora observáveis nas palavras e nos enunciados; Estilística lexical ou da palavra que estuda os aspectos expressivos das palavras ligados aos seus componentes semânticos e morfológicos; Estilística da sintaxe que combina as palavras na frase, pertencendo tanto ao domínio gramatical como ao do estilo e, a Estilística mórfica que explora a camada morfológica da língua.
Para exemplificarmos esses aspectos estilísticos, analisaremos o poema infantil, O relógio, do poeta Vinícius de Moraes.
O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu ti-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
O Relógio é um dos poemas de Vinícius de Moraes que faz parte da A arca de