Esticador
O projeto de um eixo é um dos problemas mais comuns na mecânica. O eixo é um elemento de máquina em rotação ou estático, normalmente de secção circular. Na maioria das aplicações os eixos estão associados a outros elementos de máquinas, tais como: engrenagens, polias, rodas dentadas, acoplamentos, etc. As tensões atuantes nos eixos podem ser originadas de esforços de flexão e torção, produzindo as tensões de tração, compressão e cisalhamento. Uma revisão da análise de tensões é muito importante para o entendimento dos conceitos aplicados na elaboração das principais equações para o dimensionamento dos eixos. As estruturas e componentes das máquinas podem ser submetidos aos seguintes tipos de solicitações: a) Tração pura: b) Compressão pura: c) Camba mento (Flambagem): d) Cisalhamento: e) Flexão: f) Torção:
A determinação do estado de tensão é feita com base no Circulo de Mohr, que permite a interpretação das tensões simultâneas atuando em um elemento. A partir desta análise é possível determinar as tensões principais: normais e transversais. A seguir são apresentados os conceitos básicos para o estudo de tensões principais no plano e no espaço. Estes conceitos são fundamentais para a formulação dos critérios de resistência dos elementos mecânicos. O Estado Plano de Tensões para uma situação qualquer é definido pelo elemento representado na figura abaixo: A figura representa as tensões atuantes de tração e cisalhamento. A representação gráfica das tensões através do Circulo de Mohr é definida da seguinte maneira.
[pic]
Circulo de Mohr Estado Plano
[pic]
Circulo de Mohr Estado Tri axial
A análise de tensões envolve o estudo de estrutura e elementos de máquinas que constituem em muitos casos equipamentos de grande complexidade. Para a determinação das cargas atuantes e posteriormente a