estetica
Fundamentais para a manutenção dos processos biológicos vitais. Vitamina é um composto orgânico biologicamente ativo, necessário ao organismo em quantidades muito reduzidas para manter os processos vitais. Como as enzimas, representa um autêntico biocatalizador, que intervém em funções básicas dos seres vivos, como o metabolismo, o equilíbrio mineral do organismo e a conservação de certas estruturas e tecidos. As vitaminas diferem entre si consideravelmente quanto a estrutura, propriedades químicas e biológicas e atuação no organismo.
A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a nictalopia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade. Também a ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses.
As necessidades vitamínicas variam especifica e quantitativamente em função de diversos fatores, tais como sexo, idade, peso, altura, necessidades calóricas e diversos estados fisiológicos como exercício, gravidez, lactação e evolução biológica. As vitaminas constituem um grupo de substancias orgânicas de composição química e funções biológicas diversas, que são fornecidas em pequenas quantidades na dieta. Elas são agentes essenciais ativos para manutenção das funções biológicas, podendo ocorrer em natureza como tal ou sob forma de precursores, provitaminas, que são ingeridas com os alimentos.
As vitaminas são classificadas pela sua solubilidade em: hidrossolúveis (C, tiamina, riboflavina, niacina, B6, folato, biotina, ácido pantotênico, vitamina B12) e lipossolúveis (A, D, E, K).
Vitaminas hidrossolúveis. As vitaminas solúveis em água são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O grau de solubilidade varia de acordo com cada vitamina e influi no caminho que essa substância percorre no organismo. Quando ingeridas em excesso, as vitaminas