estetica
A pele é o maior órgão do corpo humano, que reveste todo o corpo protegendo o nosso organismo das agressões externas, corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: revestir e proteger as estruturas internas, promover o equilíbrio hídrico, regulador térmico, funções sensoriais, sintetizar vitamina D, eliminar substancias toxicas e residuais, armazenar gordura e tem participação no sistema imunológico. A pele e um órgão vital. A pele é formada por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
A epiderme
E a camada superficial da pele, que é constituída por células mortas cobertas por uma proteína muito resistente, a queratina, onde ocorre a renovação celular frequentemente, essas células queratinizadas ou queratinócitos são produzidas na camada mais profunda da pele, a basal. A renovação celular se da através dos queratinocitos produzidos na camada basal, que são empurrados para cima sofrendo alterações, processo de queratinizacão e perdendo o núcleo, formando placas superficiais de queratina e descamação, formando assim a camada córnea (superficial). As células da epiderme são: queratinócitos que produzem a queratina, melanocitos que produz a melanina e célula de langerhans defesa imunológica.
Os melanocitos estão localizados na camada basal, são eles que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans). Conforme o local da pele, há maior ou menor quantidade de melanócitos, sua função e proteger a pele da radiação ultravioleta (solar) e dar pigmentação a pele. Os fatores que estimulam e influenciam na produção da melanina são: Genético: pigmentação constitucional, Ambientais: radiação, Químico: substancias fotossensibilizantes como ácidos psoralênicos, Alimentares: carência e hiperdosagem de varias vitaminas, Hormonais: a estrutura queratinizada da pele reduz sua capacidade de