estetica
Unidade 2 – Patologias do Couro Cabeludo e Terapias Capilares
DERMATITE SEBORREICA
Caspa EU?
Caspa, clinicamente pode ser obervada por uma descamação do couro cabeludo e pode evoluir ou não de acordo com vários fatores que serão abordados abaixo.
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica com tendência a períodos de melhora e de piora. Classicamente envolve regiões de grande concentração de glândulas sebáceas como o couro cabeludo, fronte, canal auditivo externo, sulcos nasolabiais e área pré-esternal. O local mais comum do acometimento é o couro cabeludo e pode ser observado em vários graus. Caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborreia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação produz uma vermelhidão e sensibilidade, enquanto a descamação pode variar de finas escamas à intensa, formando crostas. Fissuras podem estar presentes principalmente atrás das orelhas.
Links
Acesse o link http://dermatologia.net/novo/base/doencas/ds.shtml e veja a imagem referente ao texto.
Qual a causa da dermatite seborreica?
A causa ou etiologia da dermatite seborreica é desconhecida. A produção do sebo pouco provavelmente é o único fator envolvido. Alguns estudos de terapias com cetoconazol, agente antifúngico, sugerem que uma levedura, Malassezia fufur, que é associada com uma conhecida doença provocada por uma doença fúngica, a pitiríase versicolor (ROBBINS ; COTRAN, 2005). Outros estudos indicam o fungo pytirosporum ovale como um provável desencadeador da caspa.
O estresse é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. A doença costuma se agravar no inverno. No caso do homem, alterações hormonais, como o excesso de testosterona, aumentam a atividade das glândulas sebáceas, exposição excessiva a altas temperaturas, excesso de química, utilização inadequada de produtos, processos alérgicos também são fatores que estão relacionados com o problema. Pode associar-se à alopecia