Estes amigos podem lhe conseguir uma vida extra!
Principais Autores
Empreendedorismo no Mundo
2º Tempo
Empreendedorismo no Brasil
Importância para o crescimento do país
Características do empreendedor
Principais Autores
O empreendedorismo aparece com frequência e tornou-se um assunto comum nos artigos, revistas, internet, livros e, embora, possa aparentar ser um termo “novo” para os profissionais, é um conceito antigo .
Joseph Schumpeter “Empreendedor é aquele que destrói a nova ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”
É uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
K. Knight e Peter Drucker
Por volta da década de 70 introduzem o conceito de risco, afirmando que uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Prática - Visão de mercado – Evolução
“ O trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente” [...] Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática. (DRUKER, 1974:p25 )”
Harvard
É a identificação de novas oportunidades de negócio, independente dos recursos que se mostram disponíveis.
Fernando Dolabela “Empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa”. O que se destaca dentro dessa definição é que o empreendedorismo (nos casos de empresas novas ou das já há algum tempo estabelecidas) torna-se fator primordial, fazendo com que os negócios sobrevivam e prosperem num ambiente econômico e de mudanças sejam elas: culturais, sociais ou geográficas.
Destaca ainda o empreendedorismo como fenômeno cultural, afirmando que é fruto dos hábitos, práticas e valores das pessoas, para este autor, o empreendedorismo pode ser aprendido pela convivência com outros empreendedores, ou seja, se você vive em uma atmosfera propícia, você é capaz