esterilização
1 – LIMPEZA
É o processo mecânico de remoção de sujidade, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático para manter em estado de asseio os artigos e superfícies. A limpeza constitui, ainda o primeiro passo nos procedimentos técnicos de desinfecção e esterilização, considerando que a presença de matéria orgânica protege os microrganismos do contato com agentes desinfetantes e esterilizantes.
2 – DESCONTAMINAÇÃO
É o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro. (Novaes)
3 – DESINFECÇÃO
É o processo físico ou químico de destruição de microrganismos, exceto os esporulados. A desinfecção é realizada por meio físico, através da água quente (60 a 90oC) ou em ebulição e pelo meio químico, através de produtos denominados de desinfetantes.
4 – ESTERILIZAÇÃO
É o processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão. A probabilidade de sobrevida do microrganismo no item submetido ao processo de esterilização é menor que um em um milhão (10/6). A esterilização é realizada pelo calor, germicidas químicos, óxido de etileno, radiação e outros.
5 – ARTIGOS
Compreende instrumentos, objetos de natureza diversa, utensílios (talheres, louças, comadres, papagaios e outros), acessórios de equipamentos e outros.
6 – SUPERFÍCIES
Compreende mobiliários, pisos, paredes, portas, tetos, janelas, equipamentos e demais instalações. 39
B – PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
1- CLASSIFICAÇÃO
ARTIGOS CRÍTICOS:
− Aqueles que penetram nos tecidos subepiteliais, no sistema vascular e em outros órgãos isentos de flora microbiana própria, bem como aqueles diretamente conectados com eles. Ex.: agulhas; roupas; instrumentos cirúrgicos; soluções injetáveis
• todos requerem esterilização
ARTIGOS SEMI-CRÍTICOS:
− Aqueles que entram em contato com mucosas íntegras