esteres
Os Ésteres se caracterizam pelo grupo funcional:
Observação: R e R1 são radicais orgânicos, grupos CH3.
Etanoato de metila ou acetato de metila.
Observe que os elementos Oxigênio estão ligados a Carbono.
Características físicas dos Ésteres
Os ésteres podem se apresentar como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbonos e das condições ambientes.
Ésteres de baixa massa molecular são líquidos incolores e, à medida que se aumenta a massa molecular, eles vão se tornando mais viscosos e gordurosos até tomarem a forma sólida (aspecto de cera).
Solubilidade em água
Os ésteres são compostos insolúveis em água, no entanto são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Quanto ao ponto de ebulição (P.E.), a falta de pontes de hidrogênio na estrutura dos ésteres faz com que tenham o P.E. menor que álcoois e ácidos de mesma massa molecular.
Utilização dos Ésteres
Os ésteres são muito utilizados na Indústria alimentícia como aromatizantes artificiais, eles imitam o cheiro e gosto de frutas, os principais são:
Metanoato de etila (aroma artificial de groselha), Antranilato de metila (sabor artificial de uva), Etanoato de butila (essência que dá o sabor de maçã verde), Acetato de pentila (aroma artificial de banana), Butanoato de etila (aroma de abacaxi), Acetato de propila (sabor artificial de pera).
A manteiga, aquela usada no pão, é classificada como éster (derivado da mistura dos ácidos linoleico e oleico). Descrição [ edição · código de edição ]
Nos ésteres de ácidos comuns em causa é um ácido carboxílico . Por exemplo, se o ácido é o ácido acético , o éster é referido como acetato . Os ésteres podem também ser formados com ácidos inorgânicos tais como o ácido carbónico (ésteres carbónicos origina), ácido fosfórico (ésteres de fosfato), ou ácido sulfúrico . Por exemplo, o sulfato de dimetilo é um éster, por vezes, chamado "éster dimetílico de ácido