Estereotipo
Discente: Adailson Santos de Almeida
Disciplina: Sociologia
Sistemas de Informação – 4º Semestre
Proposta da Atividade
Identificar o estereótipos no filme.
Analisar a ideia de etnocentrismo no filme.
Comparar com a realidade brasileira;
FILME: CRASH
Pode se observar diante mão que o mesmo se passa na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, pós 11 de setembro. Nota-se que, nesta cidade a diversidade cultural é enorme, assim as várias culturas e etnias convivem e se encontram uma negando a outra gerando a possibilidade de reflexão sobre os preconceitos contra os negros, imigrantes e sobre nossas atitudes diante de estereótipos.
Sabe-se que a mente humana é dotada de esquemas e estes inferem estereótipos e percepções sociais, os quais utilizam para compreender o mundo social e formar impressões das pessoas. É necessário ressaltar que estereótipos são supergeneralizações, que se passa a surgir desde julgamentos pelas características de grupo, esquecendo as subjetividades de cada componente do mesmo. Pode-se correlacionar esta afirmação á cena do filme na qual a mulher sente-se insegurança ao ver dois negros no meio da rua a noite, ao se aproxima mais do marido, a mesma julga-os de delinquentes.
Eles realmente são assaltantes, devido às condições que o mundo os oferecem, um deles sente-se discriminado a todo momento e furtam seu carro, após isso, ela troca as fechaduras da casa e o chaveiro é um negro, este é honesto e humilde, mas o estereótipo de sua raça e a percepção social que a mulher tem devido a experiências e a cultura levam ao pensamento que o profissional também tem mal caráter. Tem se assim o conceito de efeito primazia, onde a primeira impressão é a que permanece em nossa mente.
Em outra cena um policial com problemas em casa - aborda um casal, quando faz a revista na mulher ele a toca despudoradamente, a mesma sente-se invadida, julga-o de canalha, estuprador, etc., pois esta foi a primeira impressão