esterelização
Autor: Jacquelyn G. Black
Edição: quarta edição
Esterilização
Esterilização e a morte ou remoção de todos os microrganismos em um material ou objeto. Não existe níveis de esterilidade- esterilidade significa que não existem organismos vivos no interior ou na superfície de um material. Quando executados apropriadamente, os procedimentos de esterilização asseguram que ate mesmo os endósporos bacterianos altamente resistentes e os esporos de fungos foram destruídos. Muitos da controvérsia a respeito da da geração espontânea no século 19 resultou na falha em destruir células resistentes em materiais que se pensava estarem estéreis. Contrariamente a esterilização existe a desinfestação que significa reduzir o numero de organismos patogênicos em objetos ou materiais, de modo que eles não represente ameaça de doença.
A esterilização pela altoclavação e invariavelmente bem sucedida se feita corretamente e se duas regras de senso comum forem seguidas: primeiro os objetos devem ser colocados na autoclave de modo que o vapor possa facilmente penetrar neles; segundo, o ar deve ser eliminado de forma que a câmera de encha de vapor. Embrulhar objetos em papel alumínio não e recomendável porque este papel pode interferir na penetração do vapor. O vapor circula por uma autoclave, a partir de uma saída de vapor, em direção a uma válvula de escapamento de ar. Na preparação do s intens, para a autoclavação os recipientes não devem estar lacrados e os artigos devem estar embrulhados em materiais que permitem a penetração do vapor.
O aquecimento e o meio de esterilização preferido para todos os materiais que não são danificados pelo calor. Ele rapidamente penetra em materiais densos não facilmente penetrados pelos agentes químicos.
Conclusão
Vários procedimentos de esterilização são usados para destruir microrganismo. O método que deve ser aplicado deve levar em consideração a natureza do material a ser esterilizado.
O