estequiometria
CONCEITOS BÁSICOS
ELEMENTOS
→
→
→
SUBSTÂNCIAS
→
→
→
ESTEQUIOMETRIA: é a relação existente entre as quantidades químicas dos reagentes e produtos.
Para a resolução de exercícios de cálculos estequiométricos, podemos considerar os seguintes passos abaixo:
1º Passo: MONTAR A EQUAÇÃO
Uma equação química nada mais é que uma receita. Ela nos diz quem são os ingredientes que iremos chamar de REAGENTES QUÍMICOS ou simplesmente REAGENTES, e nos diz também quem são os PRODUTOS.
Esquematicamente, temos:
REAGENTES
→
HCl(aq) + NaOH(aq) →
PRODUTOS
NaCl(aq) + H2O(l)
Os exercícios de cálculos estequiométricos muitas vezes trazem a reação química de forma descritiva, ou seja, ele irá contar o que está ocorrendo, quem são os reagentes e produtos formados, sendo necessário transcrevê-lo para a forma de equação química. Para isso temos de conhecer as principais funções inorgânicas e/ou orgânicas, caso não seja fornecido as fórmulas químicas.
Mas uma receita, seja ela de bolo, de pão ou de pizza, deve trazer além dos ingredientes as suas
QUANTIDADES, o que não é diferente para as equações químicas. Para saber as quantidades de reagentes e produtos, devemos balancear uma equação.
2º Passo: BALANCEAR A EQUAÇÃO
Uma equação química balanceada é fundamentalmente importante para compreender as bases da química quantitativa, ou seja, as quantidades de reagentes que entram numa reação e as quantidades de produtos formados por esta mesma reação.
Você deve sempre balancear uma equação química antes de começar a trabalhar com cálculos estequiométricos. Uma equação química não balanceada é como uma receita de bolo sem as quantidades de ingredientes necessários. Não tem função nenhuma! Uma equação balanceada garante que as mesmas quantidades de átomos dos elementos envolvidos apareçam dos dois lados da equação (tudo que entra, sai!).
2 Fe(s) + 3 Cl2(g)
2 FeCl 3(s)
Coef icientes Estequiométricos
Professor