Estequiometria
“Uma determinada substância apresenta sempre uma proporção fixa de massa entre seus elementos constituintes”
Ou seja: A SOMA DAS MASSAS DOS REAGENTES É IGUAL À SOMA DAS MASSA DOS PRODUTOS.
A estequiometria consiste em estudar e determinar as relações quantitativas que são participativas de uma reação química, ou seja, permite determinar as proporções (quantidade de mols, átomos, moléculas, a massa e o volume – no caso de substâncias no estado gasoso) entre os elementos e substâncias que estão reagindo para obtenção dos produtos.
Contudo, para se ter esse poder de fato, a estequiometria, como todas as outras ciências, exige que utilizemos determinado raciocínio, ou regras, para entender e tratar os fenômenos observados experimentalmente. A sequência de raciocínio que você deverá seguir está exposta e exemplificada logo abaixo:
1.º Conhecer com exatidão e representar a equação que descreve o fato (experimental); 2.º Ajustar os coeficientes (número de mols de cada substância – reagentes e produtos); 3.º Estabelecer uma proporção (regra de três simples) entre as grandezas envolvidas.
Exemplificando, a combustão do gás metano na presença de oxigênio, originando gás carbônico e água:
Note que do lado esquerdo da equação (reagentes) temos 4 átomos de hidrogênio, mas que do lado direito (produtos) há apenas 2. Neste caso, teremos que balancear a equação de forma que a quantidade de mols dos reagentes seja igual à dos produtos. Feito isso, teremos:
A partir de então estabelecemos a regra de três para determinar a quantidade na qual estamos interessados.
Sabemos, a partir da tabela periódica, que cada elemento possui a sua massa molecular. No caso em questão, temos: Carbono – 12g, Hidrogênio – 1g, Oxigênio – 16g. Portanto, seguindo a