ARTE E CULTURA
Publicidade e Propaganda
Arte e Cultura – Relatório de visitas
Henrique Garcia Pires – 20536814
Leo Henrique Giannocaro – 20572769
Ícaro Guimarães – 20536814
São Paulo
2014
Universidade Anhembi Morumbi
Publicidade e Propaganda
Arte e Cultura – Relatório de visitas
Visita: 30/03/2014
Exposição:’’A magia de Miró, desenhos e gravuras’’
Joan Miró –
Nascido em 20 de abril de 1893, Barcelona, Espanha
A Magia de Miró
Miró é surpresa, traço, pincelada, cor, forma e sentido, nada existe a toa em Miró. Formam combinações de contrários, aleatórias e racionais que driblamos sentidos de quem vê.
O que parece ser, a primeira vista, um conjunto de linhas irresponsáveis sobre um fundo vazio, logo se revela como fruto de intricada elaboração, Nos esboços e estudos aqui apresentados podem-se notar um espécie de essência concentrada de trabalhos em andamento em Miró, movimento, estrutura e estética se fundem no aparente devaneio.
A função da cor em Miró – que preferia as primárias e os grandes contrastes – não é de acabamento. A trama cromática emerge como a própria estrutura da obra. Quanto mais maduro, mais Miró se aproximava de caligráfico da síntese, da economia pictórica e do ideograma ao mesmo tempo em que suas composições se tornavam mais gestuais e espontâneas. Uma espécie de mínimo exuberante. Eis sua magia, profundamente catalã, na busca de afirmação e caudatária de tradições gráficas e arquitetônicas de uma região com singular vocação libertária. Talvez venha daqueles ares e mares e influência que o artista segue plasmando na pintura e nas artes pictóricas contemporâneas.
Esta exposição revela um Miró intimo e pessoal que raramente, alcançou o publico.
A colhedora de uvas - 1964
Joan Miró
Esta pintura não procura nada de especifico, apenas