ESTEQUIOMETRIA
INSTITUTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MATHEUS MARTINS MAGDIEL MUNIZ LUIS EUGENIO
WARLLEN FAGUNDES
ESTEQUIOMETRIA
Cuiabá – MT
05/12/2013
Matheus Martins Magdiel Muniz Luis Eugenio Warllen Fagundes
ESTEQUIOMETRIA
Relatório de laboratório apresentado como requisito de avaliação na disciplina de Química Geral, no curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Mato Grosso
Orientadora: Pâmela Jordana dos Santos Beirigo
Cuiabá – MT
05/12/2013
Contents
Introdução
Para a compreensão total dos procedimentos que foram realizados deve-se ter como conhecimento já adquirido. É o cálculo que permite relacionar a quantidade de reagentes a ser colocar numa reação química para determinar uma quantidade de produtos a ser obtido.
Assim você terá proporção das quantidades em mols entre os participantes. Esses coeficientes lhe darão uma idéia da relação segundo a qual as substâncias se combinam.
Objetivo A finalidade da estequiometria é determinar de uma reação de precipitação. baseia-se na lei da conservação das massas e na lei das proporções, e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos.
Materiais e Reagentes
1. Materiais
- 2 Vidros de relógio
- Funil
- 2 provetas
- Suporte com anel
- 2 béqueres
- Bico de gás (ou placa de aquecimento)
- 3 bastões de vidro
- Estufa
- Papel de filtro
- Dessecador
- Erlenmeyer de 250 ml
2. Reagentes
- Cromato de potássio
- Cloreto de bário
- Água destilada
Procedimento experimental Colocou-se o funil em uma balança precisa, onde observamos seu peso, cujo era de 0,9816g. Utilizando água destilada, colocou-se o papel de filtro no funil para que encaixa-se perfeitamente. Pegou-se os reagentes:
- 0,80g de cromato de potássio;
- 0,60g de cloreto de bário; Com o cromato