Estequiometria
1. Obter informações a respeito da composição quantitativa relativa de uma mistura previamente determinada.
2. Observar os efeitos das quantidades de reagentes na obtenção de produtos em uma reação, identificando possíveis reagentes limitantes e em excesso.
3. Determinar o rendimento de uma reação química.
INTRODUÇÃO
1 Equações Químicas
Uma equação química é uma forma de representar uma reação química. Nessa forma de representação, os reagentes e os produtos são separados por uma seta que indica o sentido da reação, de forma que os reagentes são posicionados à esquerda da seta e os produtos à direita. Os estados físicos dos reagentes e produtos podem também ser indicados. O símbolo (s) indica um sólido, (g), um gás, (l), um líquido, e (aq) indica uma solução aquosa.
Ex.:
Como o fosfato de sódio hidratado (Na3PO4.12H2O), o cloreto de bário hidratado (BaCl2.2H2O) e o cloreto de sódio (NaCl) são solúveis em água, e o fosfato de bário (Ba3(PO4)2) não, a reação forma um precipitado de Ba3(PO4)2.
Os números menores (localizados nos cantos inferiores da representação do elemento) são chamados de índices e indicam a quantidade de átomos de determinado elemento presentes em uma molécula. Os números maiores (que precedem a representação dos elementos) são chamados coeficientes de uma substância e indicam a quantidade de mols em reação dessa substância. Dessa forma, pode-se fazer a seguinte leitura da equação acima: 2 mols de Na3PO4.12H2O (M=380,2 g/mol) reagem com 3 mols de BaCl2.2H2O (M=244,2 g/mol), produzindo 1 mol de Ba3(PO4)2 (M=601,96 g/mol), 6 mols de NaCl e 30 mols de H2O. Em uma equação química, deve-se sempre observar se a reação está devidamente balanceada, ou seja, se o número de átomos de qualquer elemento é o mesmo nos dois membros da equação. Caso isso não ocorra, deve-se alterar os coeficientes dos reagentes e produtos de maneira a deixar a