Estequiometria e rendimento
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA
EXPERIMENTO 5
ESTEQUIOMETRIA E RENDIMENTO
ALUNO: Péricles
Turno: Noite
Professor: Sérgio Xavier Barbosa
INTRODUÇÃO
A estequiometria é a base para o estudo quantitativo das reações e substâncias químicas. A própria palavra estequiometria significa medir os constituintes elementares. Tendo o conhecimento da equação balanceada de uma reação química, é possível prever com precisão as quantidades de cada produto, o rendimento desses e a eficiência geral do processo.
Dois conceitos definem os procedimentos de cálculos estequiométricos. Um é a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier, trabalhando principalmente com balanças, o que será visto por nós na primeira parte do procedimento. É interessante o fato de essa lei ter dado origem ao ditado popular que na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma.
O outro conceito é a Lei das proporções constantes, que descreve a mais importante propriedade de um composto: sua composição fixa. Cada componente de um composto tem sua composição em massa definida e característica. Essa lei diz que a massa dos produtos reagentes permanente constante. Tendo sido essa lei proposta pelo químico L. J. Proust em 1801, ela leva seu nome, Lei de Proust, e deu origem ao cálculo estequiométrico.
OBJETIVOS
A finalidade do experimento é observar na prática os fundamentos de execução dos procedimentos estequiométricos para que se possa constatar como eles funcionam na realidade. Essa prática dá continuidade ao processo de familiarização tanto no que diz respeito ao uso de materiais de laboratório quanto à observação do processo experimental.
No que concerne à estequiometria em si, aprenderemos a realizar cálculos estequiométricos envolvendo reagente limitante e rendimento de uma reação.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL PARTE A – OBTENÇÃO DO PRECIPITADO Ba3(PO4)2. A amostra utilizada foi a