Pr tica n 3 Estequiometria e Rendimento
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
PRÁTICA Nº4
Aluno: Pedro Nonato da Silva Júnior
Matrícula: 367522
Curso: Farmácia – MT 2014.2
Data da prática: 17 de setembro de 2014
FORTALEZA
2014
1. INTRODUÇÃO
Pode-se definir estequiometria como o estudo das interações quantitativas existentes entre as substâncias (reagentes e produtos) presentes numa reação química balanceada.
No ambiente laboratorial, a estequiometria vem como ferramenta para uma melhor compreensão de como os compostos se relacionam entre si. Com uma determinada quantidade de reagente é possível determinar quanto de certo produto será gerado, se haverá algum dos reagentes excedendo ou não, por exemplo. Chama-se de rendimento teórico a quantidade de produto formado com a quantidade de reagente utilizada através de cálculos estequiométricos.
Entretanto, atingir esta quantidade calculada numa reação química no laboratório é algo realmente difícil, devido a fatores como: acontecimento de reações paralelas, a reação pode não se completar, entre outros. Então, denomina-se rendimento real a quantidade obtida no fim do experimento, sendo ela sempre menor que a teórica dentro das condições apresentadas.
Uma forma de determinar o quão eficiente a reação química estudada é se dá através do cálculo do rendimento percentual, dada a equação:
O experimento ilustra esses conceitos estequiométricos através da reação de síntese do alúmen [KAl(SO4)2 • 12H2O] a partir do alumínio.
2. OBJETIVOS
Esse experimento tem como objetivos:
Caracterizar alguns elementos como metal e não-metal;
Verificar a sequência dos metais alcalinos terrosos no grupo, através de teste de solubilidade pela formação de precipitado;
Deduzir a sequência dos halogênios no grupo através de reações específicas;
Desenvolver procedimento para testar a presença de cátions dos elementos dos grupos IIA e haletos em solução
3.