Estequiometria incompleto
Álvaro Antonio Alencar de Queiroz - IFQ
Experimento 3 : ESTEQUIOMETRIA
Joyce Elise de Campos Pinto 34137
João Victor Ferreira
OBJETIVO
Estudar a relação estequiométrica em reações de precipitação e liberação de gás.
INTRODUÇÃO
A estequiometria de uma reação química é de suma importância por informar o reagente limitante, a massa e volume (no caso de gases) finais dos produtos, a quantidade de reagentes que deve ser adicionada para que determinada quantidade de produto seja obtido, dentre outros dados. Visto isso, o balanceamento de equações químicas deve ser feito sempre que se deseja retirar alguma informação acerca de uma reação fornecida.
Para que seja feito corretamente o balanceamento de reações químicas deve-se realizar seguintes princípios: -Lei de conservação de massa que indica que a soma das massas de todos os reagentes deve ser sempre igual à soma das massas de todos os produtos (princípio de Lavoisier). - Lei das proporções definidas onde diz que os produtos de uma reação são dotados de uma relação proporcional de massa com os reagentes. -E por fim proporção atômica que de maneira análoga à lei das proporções definidas, os coeficientes estequiométricos devem satisfazer as atomicidades das moléculas de ambos os lados da equação. É importante lembrar que, de acordo com a IUPAC, os coeficientes estequiométricos devem ser os menores valores inteiros possíveis.
Se a proporção estequiométrica entre os reagentes da reação não estiver correta, um deles será completamente consumido e limitará a quantidade de produto originado da reação,