1 Aula 11 Padroniza O De Solu Es De Bases Fortes
Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Engenharia “Engenheiro Celso Daniel”
Laboratório de Química Geral e Experimental I
Professores: Edvaldo (Didi), Flávia, Hamilton, Lorenzo e Roberta
CONTROLE DE PRESENÇA
TÍTULO: Padronização de soluções de bases fortes (Aula 11)
Data: ____ / ____ / ________
N°
Turma: (
)
Nome completo do(s) aluno(s) presente(s)
(
) A ou (
)B
RA
Grupo: (
)
Assinatura
1
2
3
4
5
6
Obs.: Colocar somente o nome do(s) aluno(s) presente(s) na aula. O Prof. não aceitará esta folha se for colocado o nome de aluno(s) ausente(s), ou seja, que não está(ão) presente(s), isto é, que faltou(aram) na aula. Por tratar-se de uma aula experimental (laboratório), somente o(s) aluno(s) presente(s) terá(ão) direito a nota de relatório correspondente a respectiva aula.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Protocolo de entrega:
Turma: ( )
( ) A ou (
Data: ____ / ____ / ________
TÍTULO: Padronização de soluções de bases fortes (Aula 11)
Completo
Prof.:
Assinatura:
)B
Grupo: (
)
2
Incompleto Prof.:
Assinatura:
Primeiro nome do(s) aluno(s) presente(s)
1
2
3
4
5
Nota
6
Padronização de soluções de bases fortes (Aula 11)
1 INTRODUÇÃO
1.1 Titulação
Uma titulação é um processo em que se determina a quantidade de uma substância em uma solução, medindo-se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substância. Normalmente, isso é feito adicionando-se, controladamente, um reagente de concentração conhecida à solução da substância, ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado (titulante) e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação química balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substância e, se conhecido o volume da solução que a continha, a