este 12
a educação inclusiva fazendo a escola integrar deficientes na sociedade
Eunapolis
2015
rosan dias de aguiar
a educação inclusiva fazendo a escola integrar deficientes na sociedade
Trabalho apresentado ao Curso Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância..
Prof. Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa.
Eunapolis
2015
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa analisar a transição do paradigma da educação especial no Brasil. A Educação Especial tradicionalmente se configurou como um sistema paralelo e segregado de ensino, voltado para o atendimento especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e / ou de comportamento, e altas habilidades.
Apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação inclusiva no Brasil, analisando o conceito de necessidades educacionais especiais e o papel da Educação Especial no âmbito desta política
2. DESENVOLVIMENTO
Educação Inclusiva significa pensar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, e onde os mecanismos de seleção e discriminação, até então utilizados, são substituídos por procedimentos de identificação e remoção das barreiras para a aprendizagem. Esta proposta ganhou força, com a difusão da conhecida Declaração de Salamanca, que entre outros pontos, propõe que “as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar...”.
Embora hoje bastante criticado, os médicos foram os primeiros que despertaram para a necessidade de escolarização,