Estação de tratamento de águas
Com a realização desta experiência teve-se como objectivo calcular qual a dose de ácido acetilsalícilico, vulgo aspirina, numa caixa de comprimidos “aspirina 500”.
Introdução Teórica
A Química Analítica Quantitativa tem por objectivo o doseamento de um ou mais constituintes de uma amostra, o que lhe dá, actualmente, um papel fundamental quer na indústria quer na ciência. A Química Analítica Quantitativa é utilizada para vários fins, entre os quais se destacam os de maior relevo, como:
- determinar fórmulas químicas de compostos, partindo do conhecimento das percentagens dos seus constituintes, obtidas por análise; - utilização em todos os domínios científicos em que a Química interfere, nomeadamente na Medicina, Geologia, Microbiologia...; - é um apoio fundamental nos processo de produção fabril, especialmente no controlo da qualidade no início do processo, ao longo do mesmo e no final.
Neste tipo de análise pode recorrer-se a diferentes técnicas, como por exemplo: análise volumétrica, análise electrovolumétrica, análise nefelométrica, análise gravimétrica, entre outras. Para se poder seleccionar o método de análise mais adequado para cada situação, é necessário conhecer o grau de precisão pretendido para os resultados e também a composição qualitativa da mostra, assim como o teor dos seus componentes. Para além destes factores, temos também que ter em conta as quantidades de material a analisar. Sendo que este trabalho se refere à análise volumétrica, é sobre ela que iremos falar mais detalhadamente. A análise volumétrica permite-nos determinar as quantidades de determinadas substâncias que fazem parte da composição de compostos, ou não. Para tal, é necessário ter em conta alguns aspectos fundamentais, como: o conhecimento da reacção química, as medições rigorosas dos volumes e massas das substâncias primárias, da solução padrão e das amostras a utilizar, e o ponto de