ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Antes de falarmos sobre o tratamento da água em si, falaremos sobre sua utilização e valor.
Á água é essencial na vida das pessoas. Além de matar nossa sede, ela é usada no preparo de alimentos, na higiene pessoal e coletiva e no lazer. A água também é matéria prima na produção industrial e fabricação de bens de consumo. Sem água, não existe VIDA.
Só isso já seria motivo suficiente para nos preocuparmos com a utilização desse recurso essencial. Mas num planeta onde 2/3 da superfície é coberta por água, alguns podem pensar que a falta de água nunca acontecerá - ERRADO! De toda água existente no planeta, apenas 3% é de água doce - própria para o consumo humano e dessa fração menos de 1% está disponível para uso. Para piorar, enquanto a água disponível no planeta é a mesma de 200 ou 300 anos atrás, a população mundial não para de crescer. A essa altura acredito que você já não tenha mais dúvidas de que a água é um recurso FINITO e sim, ela pode acabar se não for bem utilizada. Talvez não valorizemos a água, pois sempre que abrimos a torneira ela está lá, como se fosse mágica - mas não é bem assim. Até chegar em nossas torneiras, elas percorrem um longo caminho. Vejamos. A água que abastece nosso sistema vem de captação superficial e subterrânea. A superficial que corresponde a 30% da captação vem da represa municipal. A subterrânea vem de 2 aquíferos o Bauru onde são captadas 40% de nossas águas e por fim o aquífero Gurani fornece os outros 30%. A ETA (Palácio das Águas) foi inaugurada em São José do Rio Preto em 1955 e é tida como patrimônio cultural e atualmente trata 450 L/s.
1. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
De maneira bem objetiva, estação de tratamento de água também abreviado como ETA é onde se realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo.
2. SeMAE
O SeMAE é a autarquia responsável pela captação, tratamento pré e pós consumo e distribuição de água através de adutoras.
3.