Estação de Tratamento de Efluentes para uma Cidade de Pequeno Porte
3.1 – Crescimento do município
Para o desenvolvimento do projeto foi adotado o município de São José de Ubá, como citado anteriormente, pela sua necessidade de uma demanda de água potável regular e próxima.
Conforme o censo 2010, a população do município é de 7.003 habitantes, desta forma com uma taxa de crescimento anual de 0,68% município de São José de Ubá, despontou no último Censo demográfico como uma das cidades que mais crescem na região Noroeste Fluminense, conforme a tabela 3.1:
Tabela 3.1 – Taxa de Crescimento Populacional dos Municípios do Noroeste Fluminense
3.2 – Histórico do município
No final do século XIX, São José de Ubá era conhecido como Rancho dos Ubás, pois abrigava os tropeiros, vindos, na maioria, de Minas Gerais.
Um dos antigos proprietários desta terra foi o Sr. José Bastos Neto (Juca Neto), que posteriormente, doou partes destas terras a São José (padroeiro de pequena capela nesta localidade). Daí, originar-se o nome de São José de Ubá.
O ex-distrito de São José de Ubá foi criado pelos decretos estaduais nº 01, de 08 de maio 1892, e nº 1-A de 03 de junho de 1892.
Pelo Decreto nº 641, de 15 de dezembro de 1938 passou a denominar-se Juca Neto. Posteriormente, por efeito do decreto-lei estadual nº 1056, de 31 de novembro de 1943, retorna a primitiva denominação de São José de Ubá.
O desenvolvimento desta terra até 1960 se fez graças ao cultivo de variados produtos. Dentre eles podemos citar o café, cana-de-açúcar, feijão, algodão e milho. No ano de 1960, iniciou-se aqui, o plantio de tomate, produto este que mudou a história econômica da cidade. São José de Ubá é hoje, o segundo maior produtor de tomate do Rio de Janeiro e sua comercialização é feita através do Mercado Produtor do Norte Fluminense, que se acha instalado na cidade.
A pecuária leiteira também é atividade bastante praticada em São José de Ubá, embora os pecuaristas não possuam rebanho de boa qualidade e condições para o seu