estatítica
1. População e amostra
1.1 Representatividade da amostra
1.2 Inferência
1.3 Métodos Formais de Amostragem
2. Métodos de Amostragem Casual
2.1 Amostragem aleatória sistemática
2.2 Amostragem aleatória estratificada
2.3 Amostragem aleatória por conglomerados
2.4 Amostragem por conglomerado
1. População e amostra
População é o conjunto de sujeitos que apresentam características comuns.
A amostra ou amostragem é um procedimento através do qual se selecionam alguns membros de uma dada população como representativos de toda a população.
1.2 Inferência
Inferência Estatística é fazer afirmações sobre características de uma população, baseando-se em resultados de uma amostra.
1.3 Métodos formais de amostragem
2. Métodos de amostragem casual (probabilísticos)
3. Métodos de amostragem não-casual (não-probabilísticos)
2.1 Amostragem aleatória simples
A amostragem aleatória simples é o tipo de amostragem probabilística mais utilizada. É bastante preciso e apresenta todos os elementos da população com probabilidade conhecida de serem escolhidos para fazer parte da amostra. O processo consiste em selecionar uma amostra “n” a partir de uma população “N”. Geralmente a seleção é feita sem reposição e cada amostra é feita unidade a unidade até que se atinja o número pré-determinado.
2.2 Amostragem aleatória sistemática
Em um processo sistemático, as unidades amostrais são selecionadas a partir de um esquema rígido e preestabelecido de sistematização, com o propósito de cobrir a população em toda sua extensão, a fim de obter um modelo sistemático simples e uniforme, no qual os elementos da população se apresentam ordenados e são retirados periodicamente.
K=N/n
Onde K é o intervalo da amostragem, N é o número total de indivíduos na população e n é o número total de indivíduos na amostra.
2.3 Amostragem aleatória estratificada
O objetivo da amostragem estratificada é conseguir, com amostras de pequena dimensão tão representativas da