Estatísticas
Moda
A moda é uma medida de tendência central. É o valor com maior frequência.
É normalmente usada para variáveis categóricas uma vez que as frequências de valores de uma variável contínua não são muito informativas.
Exemplo: Consideremos a seguinte tabela Nome
Sexo
Nome
Sexo
Paula
F
Gonçalo
M
Manuel
M
Pedro
M
Carla
F
Cristina
F
Maria
F
Sofia
F
João
M
Susana
F
Temos,
Sexo Masculino:
Frequência absoluta : 4
Sexo Feminino:
Frequência absoluta : 6
A moda é o sexo feminino pois tem a maior frequência.
Mediana
A mediana é uma medida de tendência central. É o valor que divide a distribuição em duas partes iguais; metade dos valores estão abaixo da mediana e a outra metade acima.
Seja x1, x2, x3, x4, x5 um conjunto de 5 valores ordenados crescentemente. Neste caso a mediana é x3. No caso do número de valores do conjunto ser par, por exemplo x1, x2, x3, x4, a mediana calcula-se como a média dos dois valores centrais: .
A mediana apenas tem em conta a posição de um valor em relação a ela (se está acima ou abaixo), independentemente da grandeza deste. Assim, apesar de ser menos informativa é mais estável do que a média.
Exemplo: Consideremos os seguintes dados: Nome
Idade
Nome
Idade
Paula
22
Gonçalo
22
Manuel
24
Pedro
20
Carla
26
Cristina
24
Maria
23
Sofia
28
João
21
Susana
30
Ordenando as idades por ordem crecente,
20 21 22 22 23 24 24 26 28 30
A mediana fica entre 23 e 24, ou seja, (23+24)/2 = 23.5 anos.
Média Ponderada Alguns cálculos envolvendo média podem ser efetuados utilizando os critérios de média simples ou média ponderada. Na utilização da média simples, a ocorrência dos valores possui a mesma importância e no caso da média ponderada são atribuídos aos valores importâncias diferentes.
Na média simples os valores são somados e dividos pela quantidade de termos adicionados. A média ponderada é calculada através do somatório das multiplicações entre