madeira laminada protendida
(STRUSS LAMMATEAL TIMBER)
1. INTRODUÇÃO Tendo a sabedoria de que é importante conhecer os mais variados sistemas construtivos, esse trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o método construtivo conhecido como Madeira Laminada Protendida, muito utilizado em pontes. Bem como descrever seu processo de formação, suas evoluções em função de vencer maiores vãos, assim chegando as suas vantagens, onde será avaliado também seu custo em relação ao sistema convencional de construção.
A partir dai esclarecendo o uso do material com tal técnica, tão eficaz que é a madeira laminada protendida.
2. DEFINIÇÃO Aplicadas na construção de pontes, são constituídas por tabuleiros de madeira posicionadas ao longo do vão, adjacentes umas às outras, e associadas a um sistema de protensão transversal que as mantém unidas.
3. CONTEXTO O sistema surgiu no Canadá em 1976, na região de Ontário, onde era mais comumente utilizado a madeira laminada pregada. Devido ao carregamento cíclico e condições químicas (utilizavam sal para degelo), surgiram problemas de delaminação das madeiras. A solução utilizada para contornar este problema foi a utilização de um par de barras de aço posicionadas transversalmente ao tabuleiro e tracionadas, provocando compressão das lâminas de madeira, restabelecendo a continuidade e distribuindo os esforços igualmente (TAYLOR E CSAGOLY 1979).
Figura 1: Sistema em madeira laminada protendida
4. PROPRIEDADES O sistema apresenta baixo consumo de madeira ( aproximadamente 0,30 m³ por metro quadrado de ponte construída). São tratados contra agentes biodeterioradores,e variam, com espessuras de 5 a 10 cm e altura, de 13 a 40 cm. Os tabuleiros podem ser construídos com qualquer espécie de madeira, desde que cumpram requisitos de resistência e rigidez de projeto. As barras metálicas, devem ter diâmetro entre 16 e 35 mm, e