Estatística
Introdução
Este trabalho tem por objetivo explicitar sobre a importância do ensino de estatística, partindo das séries iniciais, baseando-se em artigos e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetiva também, apontar caminhos aos educadores para que possam despertar a atenção das crianças nesta fase de aprendizagem, e sugere inclusive atividades interessantes e de fácil compreensão.
Conclusão
Com a realização deste trabalho foi possível compreender o quanto é proveitoso os educadores atribuírem significado às ações educativas, como o esquema estatístico pode contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, e levá-las a relacionar os temas aos acontecimentos cotidianos e identificar os resultados desses acontecimentos. Constatar ainda, que por essa importância ser reconhecida é que a estatística passou a fazer parte das metas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Síntese do surgimento do termo Estatística
De acordo com a pesquisa realizada, o termo Estatística surge da expressão em Latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos de Estado, de onde surgiu o palavra em língua italiana statista, que significa homem de estado, ou político, e a palavra alemã statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A estatística conhecida hoje se iniciou com a aritmética política no séc. XVII, quando já existia desde o séc. XVI, a teoria da probabilidade de Cardano, o registro da junção das duas áreas aconteceu com De Moivre no séc. XVIII. A partir do séc. XVII os matemáticos perceberam que muitos conceitos da probabilidade não poderiam ser separados da estatística, relação que se torna indissociável, contribuindo para o desenvolvimento de estudos, como veremos.
Relevância do ensino de estatística nas séries iniciais
Com base nos vários artigos e PCN consultados sobre o tema “estatística”, compreende-se que o objetivo de sua aplicação no ensino