Definição de filosofia
O Sentido primordial da filosia
Definição de filosofia
A palavra ‘Filosofia’ tem origem grega e é composta por duas outras palavras: ‘philo’ e ‘sophia’. ‘Philo’ significa, basicamente, amizade, amor. ‘Sophia’ significa saber, sabedoria. Observe que a partir desta simples análise etimológica, Filosofia significa amor ao saber e o filósofo é aquele que ama o saber. Este sentido primordial de Filosofia é justamente o proposto pelo filósofo da Grécia antiga Pitágoras (570-490 a.C.)
Pitágoras também dizia que o verdadeiro saber pertence aos deuses, e que os homens, embora ignorantes, através da Filosofia, do empenho em saber, podem aproximar-se dos deuses, do plano divino.
Você sabe por que a coruja é um dos símbolos da Filosofia?
Provavelmente tudo tenha começado a partir da análise da mitologia grega. Sabemos que a deusa Athena (Minerva), a conhecida deusa de Atenas tinha como mascote um pássaro exótico: uma coruja. Tal pássaro, extremamente observador, curioso e possuidor de uma visão apuradíssima era a principal companhia daquela deusa, considerada a protetora principal da cidade de Atenas, uma das cidades mais importantes daquela época. Além disso, era considerada a deusa das batalhas, do trabalho e da sabedoria, pois conforme a mitologia grega era uma mulher extremamente sábia e também uma forte guerreira.
Mas, tal simbologia tenha se reafirmado através da célebre frase do filósofo Hegel: “A coruja de Minerva levanta vôo só ao entardecer...” assim como a coruja levanta vôo só ao entardecer, à filosofia somente avança sobre a história humana, desde que esta última tenha acontecido, isto é, a filosofia ocorre de modo a