Definição de filosofia
Filosofar é viver com a razão que é universal, um pensamento livre, que não se detém, aonde tudo é incerto o e a sabedoria é alvo; a filosofia, o caminho. E ela esta desafiada fundamentalmente a elaborar conceitos que permitam compreender criticamente o que acontece à nossa volta e no mundo todo, a fim de que nossas escolhas e ações contribuam para expandir cada vez mais as liberdades públicas e privadas ao invés de restringi-las.
E o seu papel é formar pessoas com pensamento crítico, solidário, criativo, que saibam distinguir argumentos, fundamentar posições e tomar decisões, habilidades necessárias ao mundo prático, pois necessário filosofar porque não sabemos viver.
Não dá para aprender a filosofar ,pois filosofar é preciso crítica as ilusões, os preconceitos, as ideologias, se fazendo a partir por discursos e raciocínios, interrogando-se sobre seu próprio pensamento, sobre o pensamento dos outros, sobre o mundo, sobre a sociedade.
Ética.
A ética é um discurso regras, mas não ordens. Que resulta da oposição entre o bom e o mau, considerados como valores imanentes e relativos: é o conjunto refletido dos desejos de um indivíduo ou de um grupo. É a maneira de pôr em prática os valores morais.. Ela não manda, e sim recomenda e é particular a um indivíduo ou a um grupo. E para agir eticamente cada individuo tem que levar em conta o que ele exige dele mesmo, com certa concepção de bem ou mal e levando em conta os interesses do outro.
Filosofia e Ética nas Organizações.
O papel da ética numa organização é colocar limites e parâmetros aos choques de interesses individuais existentes, servindo como uma reguladora das relações, conciliando os interesses pessoais com os objetivos comuns (da organização).
Segundo Silva, existem quatro visões do comportamento ético ,Utilitarista, Individualista ou do interesse próprio, Direitos morais ou ética orientada para o outro e a Justiça.
Já os conceitos éticos estão divididos em Teoria