Mercado de trabalho relatorio dos paises chipre eslovenia e espanha
Ano Lectivo 2010/2011
2º Semestre / Licenciatura em Economia / Economia de Recursos Humanos
Análise da Estrutura do Mercado de Trabalho
Países em análise: Eslovénia, Espanha, Chipre e UE-27
Trabalho elaborado por:
Raquel Sequeira
Catarina Bravo
Samuel Sousa
Vera Domingues
Introdução
O mercado de trabalho é um dos temas mais debatidos no mundo actual, uma vez que ninguém fica indiferente aos elevados níveis de desemprego, que se tem vindo a sentir nos últimos anos, como tem sido destacado nos media.
O nosso trabalho vai ter como base o relatório “Employment in Europe” 2010, elaborado pela Comissão Europeia.
O objectivo desta análise é entender as diferenças e semelhanças entre todos os países da EU-27, em especial da Espanha, da Eslovénia e do Chipre. Para tal vamos recorrer ao estudo de alguns indicadores, que nos vão servir de suporte para a análise de estrutura do mercado de trabalho.
Desta forma, iremos observar detalhadamente estes países, no período compreendido entre 1999-2009 abrangendo os seguintes pontos: * O emprego, nomeadamente o crescimento do emprego, a taxa de emprego, a taxa de actividade e a estrutura do emprego. * As formas de emprego, particularmente a taxa de emprego a tempo parcial, contratos a prazo, e a importância dos Trabalhadores independentes; * O desemprego, dando maior importância á taxa de desemprego, à taxa de desemprego de longo prazo e por último à taxa de desemprego juvenil.
Devido ao facto de envolver toda a população, o mercado de trabalho é um tema sempre presente nas principais cimeiras europeias, como é o caso da cimeira de Lisboa (2000) e de Estocolmo (2001).
Estudo do Mercado de Trabalho no Chipre, Eslovénia, Espanha e na Europa 27
Na análise dos gráficos da figura 1 e 2, podemos concluir que o Taxa de Crescimento do Produto está ligeiramente relacionado com o total do emprego, ou seja, são variáveis pro-cíclicas uma vez que as