estatística
• Técnica: Conjunto de métodos e processos de uma arte ou de uma profissão: técnica cirúrgica. P. ext. maneira (hábil) de agir, método. No caso, o método ou a forma de definir ou determinar uma amostragem de uma população.
• Amostragem: Ato, processo ou técnica de escolha de amostra adequada, para análise de um todo.
A técnica de amostragem, elaborada em cima das seguintes informações: peso e altura de um indivíduo. O resutado foi obtido pelo cálculo de IMC (Formula: peso/altura*altura).
Para o resultado da Frequência absoluta, somamos os indivíduos com a mesma situação (grau de obesidade) e por meio de regra de três, conseguimos obter o resultado da frequência relativa. Com o total da frequência relativa de 99,7%, que arredondando, podemos considerar como 100% de frequência relativa.
O importante da técnica de amostragem é que estatisticamente podemos abordar assuntos comuns na população e abrir os olhos para questões de saúde que podem ser evitadas e pausadas para que não haja, como há por exemplo, nos EUA, uma parte gritante da sociedade com problemas como esse. Os números são assustadores, mas é preciso divulgar para racionalizar a população para o cuidado com a alimentação e os riscos de uma obesidade mórbida.
Amostragem: Quantitativa Contínua, pois precisamos de dados para a abordagem do assunto e a construção da planilha com as informações finais da pesquisa.
Dados utilizados: Peso e altura.
Dados à parte: Idade.
Variáveis de cada tópico:
Abaixo de 17: Quantitativa Contínua.
Entre 17 e 18,49: Quantitativa Contínua.
Entre 18,5 e 24,99: Quantitativa Contínua.
Entre 15 e 29,99: Quantitativa Contínua.
Entre 30 e 34,99: Quantitativa Contínua.
Entre 35 e 39,99: Quantitativa Contínua.
Acima de 40: Quantitativa Contínua.