estatística
As áreas médicas, tecnológicas e outras áreas da ciência podem empregar a estatística para seus estudos, controle, avanços, identificações e aplicações de ações.
Utilizando a ciência estatística, coletando, pesquisando dados e informações as empresas podem desenvolver seu planejamento diminuindo as incertezas e ainda podem avaliar seu desempenho e com isso melhorar seus processos.
CONCEITOS BÁSICOS (RESUMO):
É a ciência utilizada na obtenção de levantamento de dados, onde informações são analisadas e interpretadas e que podem ser aproveitadas na tomadas de decisões. Os dados podem ser apresentados graficamente. Os dois tipos de conjuntos de dados usados na estatística são populações e amostra.
População – conjunto de indivíduos, pessoas, animais ou objetos que apresentam característica em comum definidas para o estudo. É um grupo de interesse a qual deseja obter conclusões.
Amostra – é um subconjunto de uma População. A qualidade necessária para que a amostra seja representativa da população é a aleatorização.
Parâmetro – é uma exposição numérica de uma característica da população.
Estatística – é uma exposição numérica de uma característica da amostra.
Ramos principal da estatística;
Estatística descritiva é o ramo que aborda o resumo, a organização e apresenta os dados.
Termos chaves da Estatística descritiva: Desvio padrão, Histograma de frequência, Média, Mediana, Moda, Variância.
Estatística inferencial é o ramo que aborda que extrai conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. Usa-se probabilidade como ferramenta básica.
Dados qualitativos consistem em características, classificações ou registros não numéricos.
Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas.
Níveis de